quarta-feira, janeiro 03, 2007

Perspectivas para 2007

Não tenho o "espírito blogueiro", mas estou determinado a alimentar com mais regularidade este espaço em 2007.

Por ora, apenas registro algumas expectativas (e desejos) para o ano que está nascendo.

Na Bahia e no Pará, que Jacques Wagner e Ana Julia consigam superar as oligarquias locais e promover a justiça social para as populações de seus estados.

Que na disputa da comunicação, o Intervozes e tantos parceiros, juntos, dêem passos largos na batalha contra os (tu)barões da mídia neoliberal. E que o direito humano à comunicação seja mais reconhecido, respeitado e promovido.

No Congresso Nacional, que seja iniciada uma reforma política - não apenas nas normas, mas, sobretudo, na prática cotidiana - decente, para que "política", no senso comum, deixe de ser sinônimo de bandalheira. E que novas caras, como Professor Iran (PT-SE), Flavio Dino (PCdoB-MA) e Manuela d'Ávila (PCdoB-RS), entre outros(as) despontem como novas lideranças e contribuam com a renovação desejada, esperada e necessária para o Congresso.

Que o segundo mandato de Lula seja conduzido pela lógica de quem tem necessidade e não pela de quem tem poder.

Que os direitos humanos deixem de ser retratados e compreendidos de forma distorcida e passem a receber a abordagem ampla que merecem e que defendem.

E que o governador Jackson Lago e a Frente de Libertação do Maranhão estejam à altura das promessas que fizeram e dos desafios que enfrentarão para transformar, efetivamente e para melhor, o estado mais miserável do Brasil.