sábado, outubro 07, 2006

Todo apoio aos bancários em greve

Se o noticiário econômico não preservasse tanto o sistema financeiro e expusesse ao público, com o devido destaque, o lucro dos bancos, a população iria se somar aos bancários e fazer piquetes em frente às agências.

Num país praticamente estagnado há duas décadas, os bancos seguem batendo recordes de dividendos a cada ano. Alguns chamam isso de "imoralidade". Sem discordar da crítica, devo apenas lembrar que, no capitalismo, a única imoralidade é não lucrar. Prefiro considerar uma
extorsão institucionalizada.

Em 2005, os cinco principais bancos do país - Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú e Unibanco - tiveram 49,9% de crescimento do lucro líquido, em relação ao ano anterior. O documento do DIEESE que mostra essa proeza pode ser lido aqui:

http://www.dieese.org.br/notatecnica/notatec18lucroDosBancos.pdf

E a Agência Brasil, que tem avançado significativamente no fortalecimento da comunicação pública, fez uma série de reportagens sobre o assunto em 2004 e outras matérias posteriormente. Confira:

Bancos mantêm crescimento dos lucros em 2004
Especial “Lucro dos bancos”

O presidente do sindicato dos banqueiros do Rio de Janeiro não escondeu o otimismo, também em notícia da Agência Brasil:

Bancos tiveram ''lucratividade excepcional'' em 2005, diz presidente de sindicato patronal

Apesar disso, os patrões consideram justo o aumento que eles propõem aos seus funcionários, de 2,5%.

Não vejo qualquer motivo para não apoiar a greve dos bancários em todo o país.